Você já ouviu falar sobre Pregnenolona? É um hormônio formado em diversos órgãos do organismo como glândula adrenal, fígado, pele, gônadas, cérebro e retina, a partir de bons níveis de colesterol de qualidade. A pregnenolona é conhecida como ‘hormônio mãe” por ser o primeiro a ser formado e dar sequência na formação dos demais.
A partir da pregnenolona são produzidos Dehidroepiandrosterona (DHEA) e Progesterona E estes desencadeiam a síntese dos demais esteroides da cascata hormonal.
Além de ser responsável por formar diversos hormônios esteroides, a pregnenolona possui funções fisiológicas importantes. Atua como antagonista do neurotransmissor inibitório GABA, isto é, impede a ligação aos seus receptores. A estimulação dos receptores de GABA leva o indivíduo a um estado de relaxamento e de lentidão de raciocínio. Dessa forma, a pregnenolona minimiza tais efeitos.
Por ser também produzida no cérebro, pessoas sob estresse costumam produzir maiores níveis deste hormônio. Ademais, observações em dosagens laboratoriais demonstram que não há uma correlação forte entre idade e níveis de pregnenolona, pois pacientes jovens podem apresentar baixos níveis em diversas condições, enquanto que pacientes idosos podem apresentar níveis elevados em condição de estresse.
Em resumo, as principais ações da pregnenolona livre são regulação da concentração e de níveis de excitabilidade, e o fato de ser precursor de hormônios.
.
Bibliografia: M. F. Rossetti, M. J. Cambiasso, M. A. Holshbach, R. Cabrera. Oestrogens and Progestagens: Synthesis and Action in the Brain, Journal Neuroendocrinology, 2016, DOI: 10.1111/jne. 12402.