WhatsApp-Image-2019-07-07-at-09.24.40

DHEA

O Dehidroepiandrosterona (DHEA) é um hormônio percursos de diversos Estrogênicos como Estradiol, Estrona e Estriol, e também de hormônios Androgênicos tais como Androstenediona, Testosterona, Dehidrotestosterona (DHT) e outros. O DHEA pode ter efeito no aumento da densidade óssea e massa magra, redução da resistência insulinas, aumento da libido e sensação de bem-estar, redução dos sintomas de ansiedade e depressao, além de estar relacionado à modulação de respostas imunes.
A atividade de tal hormônio depende de sua presença na forma livre no organismo, isto é, não ligado a uma proteína castradora de alguns hormônios esteroides a SHBG.
Outra ação importante do DHEA é seu envolvimento na regulação do Cortisol e sua ação no sistema nervoso central. Níveis elevados de Cortisol e DHEA em geral ocorrem juntos, dessa forma é interessante que a relação DHEA/Cortisol esteja equilibradas, uma vez que a falta de harmonia entre os mesmos facilita a ação deletéria do Cortisol.
Pacientes após estresse traumático, com resistência à insulina apresentam níveis altos de DHEA livre, ao passo que níveis baixos estão correlacionados a depressão.
.
Bibliografia: Koefoed, Peter; Brahm Jesper. The permeability of the human red cell membrane to ateou-se sex hormones. Departament of Medical Physiology, The Paniz Institute, University of Copenhagen, Blegdamsvej 3, DK-2200 Copenhagen N, Denmark 1994.
Rosa e Silva, A.C.J.S.; Silva de Sá, M.F. Efeitosndos esteroides sexuais sobrenome humos e a cognição. Rev. Psiq. Clín. 33 (2); 60-67, 2006.

O que deseja encontrar?

Compartilhe